sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Helicóptero teleguiado monotoriza uvas nas vinhas


Scancopter 450 pode voar até 70 Km/hora
Foto: echos-judiciaires.com

Foi recentemente desenvolvido em França um helicóptero teleguiado para monitorar a condição das uvas, o Scancopter 450. O aparelho foi elaborado pela companhia aeronáutica Fly-n-Sense e é capaz de pairar tanto a 1cm como a 260m do chão, utilizando uma tecnologia desenvolvida pelo exército que consegue fazer imagens mais sofisticadas do que satélites e que permitem verificar a maturidade das uvas, irrigação, eficiência dos tratamentos, além de diversos outros dados.

Testado pela primeira vez no Chateau Luchey-Halde, em Bordéus, podendo voar até 70 km/hora ou permanecer estático por longos períodos, enquanto são feitas análises ou imagens. O helicóptero é automático e o seu sistema de GPS permite que ele decole e pouse de maneira independente.

Uma câmara para identificar doenças específicas das videiras está em desenvolvimento, sendo que o custo da máquina ronda os 15 mil euros. «Nós testamos câmaras termais e infravermelhas, e os testes foram positivos», contou Pierre Darriet, director técnico da Luchey-Halde à Decanter. «A máquina oferece claramente a oportunidade de sermos verdadeiramente precisos na vinicultura, e é um modo eficiente de medir grandes ou pequenas parcelas de videiras num nível microscópico».

Verdade ou mentira?

Nenhum comentário:

Postar um comentário