quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Novo acidente com rotor de cauda lembra tragédia do Toisa Mariner

Em cinco de julho de 2003, um helicóptero da BHS realizava um pouso no navio Toisa Mariner, na Bacia de Campos, quando o rotor de cauda da aeronave se chocou com o mastro da embarcação. O helicóptero, prefixo YVM, caiu no mar e matou cinco trabalhadores. Na última terça, 7, por pouco a história não se repetiu. 
 O helicóptero prefixo CHO, também da BHS, se aproximava para pouso no navio Locknagar, no campo de Marlim Sul, quando o rotor da cauda tocou a escada de acesso às descargas de gases. Mesmo com a instabilidade, os tripulantes conseguiram concluir o pouso e os passageiros não se feriram.
 A aeronave foi levada ontem para o Porto de Vitória, onde passará por análise das autoridades do setor aéreo e da comissão que apura o caso. O sindicato participa da comissão de apuração do acidente, representado pelo direfor Márcio Ferreira dos Santos.
 Há anos a entidade denuncia a insegurança no transporte aéreo na Bacia de Campos. Uma relação de pendências publicada pelo Nascente 716, em setembro de 2011 continua, de modo alarmante, atual. Confira alguns dos ítens: “Gerentes mentem sobre condições climáticas para permitir pouso em plataforma”; “Heliporto do Farol de São Thomé continua a operar apesar das suas falhas de projeto”; “Projeto de novo aeroporto em Farol de São Thomé foi suspenso pelo diretor Guilherme Estrella”; “Utilização do Aeroporto de Campos foi descartado pela companhia”; “Aeroportos utilizados atualmente continuam a não suportar a demanda da Bacia de Campos, que recentemente foi acrescida por quatro UMS, uma plataforma Petrobrás (P-56) e outras do setor privado”; “Heliponto da plataforma P-53 construído a partir de projeto equivocado, o que causa turbulência em pousos e decolagens”; e “Falta de um sistema de prontidão para resgate imediato de sobreviventes de acidentes”.


Fonte: http://www.sindipetronf.org.br/Publica%C3%A7%C3%B5es/Nascente/tabid/63/Default.aspx?Edicao=367&Materia=3390

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