quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Rotas de helicópteros na Barra serão alteradas

Autor(es): agência o globo:Luiz Gustavo Schmitt
O Globo - 05/01/2012
 
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), órgão subordinado ao Ministério da Defesa e à Aeronáutica, reconsiderou a decisão, anunciada em novembro, de não alterar as rotas das aeronaves que utilizam o Aeroporto de Jacarepaguá. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do departamento, que adiantou que as mudanças vão entrar em vigor em março. O novo percurso pretende priorizar o voo em regiões pouco habitadas.
A medida vai ao encontro do pleito dos moradores que reclamam do excesso de barulho e de voos rasantes - principalmente de helicópteros a serviço da Petrobras - sobre os prédios da região.
O Decea explicou que uma nova carta de navegação aérea na Barra está sendo elaborada no Instituto de Cartografia da Aeronáutica (ICA). Em fevereiro serão feitas reuniões com as tripulações das companhias aéreas que utilizam o terminal. O objetivo é esclarecer as alterações feitas nas rotas aéreas que estão em fase de estudo.
As novas rotas têm duas opções de pouso. Na primeira, o piloto passaria entraria na Barra pelo Quebra-Mar e passaria sobre as lagoas da Tijuca, Camorim e Jacarepaguá até fazer o procedimento de aterrissagem na cabeceira 20 do aeroporto, em frente à Lagoa de Jacarepaguá. Na segunda, os aviões fariam uma curva mais aberta sobre a Ayrton Senna, antes de descer na cabeceira dois da pista do terminal, que fica do lado oposto à lagoa. Hoje, helicópteros e aviões passam sobre condomínios como o Nova Ipanema e o Penín

Nenhum comentário:

Postar um comentário