Advogados das empresas Biobrax e da Quifel Energy, em nota, informaram que há a suspeita de que uma forte corrente de ar teria provocado a queda do helicóptero, modelo Robinson 44, pertencente ao grupo MPL Serviços Aéreos, nesta última quinta-feira (25), em uma região do município de Sento Sé, no Vale do São Francisco, região oeste da Bahia. Outra suspeita apontada pelos advogados é que o helicóptero tenha sido alvejado por tiros. Eles afirmam que a área onde a aeronave caiu é “objeto de disputa possessória, judicializada entre a empresa Quifel Energy e o juiz Vitor Bizerra”, o mesmo do caso das adoções irregulares em Monte Santo. A nota ainda declara que, no processo judicial que tramita na Justiça de Sento Sé, “foi deferida a manutenção da empresa na posse da Fazenda Campo Largo”. A decisão foi confirmada na quinta-feira pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). O informativo ainda diz que no momento da queda estavam no Helicóptero o diretor da referida empresa, Rafael Cavalcanti, que teve fratura exposta na perna, o piloto, que teve fratura na clavícula, e uma terceira pessoa, que teve uma torção no tornozelo. Todos foram resgatados pela Polícia e pelo helicóptero da empresa e foram encaminhados para o hospital de Petrolina.
Fonte: Bahia Noticias
quarta-feira, 31 de outubro de 2012
sexta-feira, 26 de outubro de 2012
quinta-feira, 25 de outubro de 2012
8° Seminário Internacional de Segurança de Voo
O Seminário Internacional de Segurança de Voo – ABRAPHE é um meio de discussão e informação sobre segurança e prevenção de acidentes.
Sempre em busca do desenvolvimento e valorização do piloto de helicóptero, o objetivo da ABRAPHE é estimular a atividade aérea e ressaltar a importância da conscientização do profissional ao seguir as medidas de prevenção.
quarta-feira, 24 de outubro de 2012
Vento vira helicóptero e deixa instrutor ferido em Porto Alegre
Acidente ocorreu nesta quarta-feira no Aeroclube do Rio Grande do Sul.
Instrutor de voo bateu a cabeça e teve ferimentos leves; aluno não se feriu.
Uma rajada de vento causou um acidente no Aeroclube do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, na manhã desta quarta-feira (24). O vento atingiu um helicóptero que taxiava na pista e acabou virando a aeronave. A velocidade do vento chegou a 40 km/h nas estações meteorológicas. O instrutor de voo bateu com a cabeça no para-brisa e teve ferimentos leves. O segundo ocupante, um aluno, não se feriu.
Helicóptero sofre acidente no aeroclube da Capital
Instrutor ficou ferido e foi encaminhado ao HPS, e aluno não teria se machucado com gravidade
Um helicóptero sofreu um acidente por volta das 10h desta quarta-feira no aeroclube do bairro Belém Novo, na zona sul de Porto Alegre. A aeronave, um Robinson 22, estava próxima do solo quando, ao tocá-lo, virou de lado e tombou.
Dentro do helicóptero estavam um instrutor e seu aluno. O instrutor, identificado como Samir Nagib Murr, 32 anos, teria batido com a cabeça no vidro. Ferido, foi levado ao Hospital de Pronto Socorro (HPS). O aluno, Maycon Nogaroli, 35 anos, não teria se machucado com gravidade.
Segundo o supervisor da 7º Delegacia de Polícia, José Vieira, o acidente teria sido causado por um erro na condução do helicóptero.
— A policial volante relatou que o aluno teria efetivado uma manobra diferente da instruída pelo professor. Se fosse fazer uma analogia, seria como se ele tivesse engatado a terceira marcha para ligar, em vez de colocar a primeira, fazendo com que o veículo tombasse — afirmou.
De acordo com a polícia, a Aeronáutica fará perícia para confirmar a causa do acidente.
Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2012/10/helicoptero-sofre-acidente-no-aeroclube-da-capital-3928400.html
terça-feira, 23 de outubro de 2012
segunda-feira, 22 de outubro de 2012
Aeronave é interceptada por equipe da Força Aérea em Campo Grande
Avião detectado no radar de solo da FAB não tinha plano de voo.
Piloto foi levado à sede da PF, interrogado e liberado após assinar termo.
Avião foi interceptado cerca de 100 km depois de ser detectado em radar (Foto: Divulgação/FAB)
Um avião Cessna 210 foi interceptado pela Força Aérea Brasileira (FAB) na manhã de domingo (21), enquanto sobrevoava a região noroeste de Campo Grande, em direção a Corumbá. O monomotor foi detectado por um radar de solo da FAB, na região de Jaraguari, a 50 km da capital, por volta das 8h (horário de MS).
O brigadeiro-do-ar Maximo Ballatore Holand, comandante da Força Aérea Componente (unidade formada por integrantes do Exército, Marinha e Aeronáutica), disse ao G1 que a interceptação foi necessária ao se constatar que o monomotor não tinha plano de voo, sendo caracterizada como tráfego aéreo desconhecido.
Depois que a aeronave foi detectada, um caça da Força Aérea foi enviado para tentar contato com o monomotor. Holand disse que o piloto da FAB fez contato com o monomotor via rádio, mas o piloto não respondeu.
Em seguida, foi feito um contato visual, em que o interceptador voou até o lado esquerdo da aeronave e balançou as asas na tentativa de ser visto, mas novamente não houve resposta. O piloto do Cessna 210 deu meia volta e pousou no aeroporto Santa Maria, em Campo Grande.
quarta-feira, 3 de outubro de 2012
Empresa de aviação encomenda 14 aeronaves de fábrica em Itajubá, MG
Modelo EC225 é utilizado para transporte de passageiros e cargas.
Expansão da Helibras permite produção de 50% das aeronaves no Brasil.
Presidente da Helibras, Eduardo Marson
(Foto: Samantha Silva / G1)
(Foto: Samantha Silva / G1)
Durante inauguração do novo hangar da empresa Helibras nesta terça-feira (2) em Itajubá (MG), a empresa de transportes Líder Aviação, com sede em Belo Horizonte (MG), assinou um contrato de intenção de compra de 14 helicópteros modelo EC225. A aeronave é a versão civil do militar EC725, do qual 50 unidades foram encomendadas pelas Forças Armadas Brasileiras para a fabricante Helibras.
Curso de pilotos da PM de São Paulo tem primeira aluna mulher
Tenente Lara Carolina Duarte foi também a primeira colocada no concurso.
Provas incluem resistência física e emocional e duram quatro meses.
Lara Carolina, em frente a um helicóptero da PM do Grupamento Aéreo de Sorocaba (Foto: Raul Zito/G1)
Ela arruma o cabelo, se preocupa em combinar a cor do elástico com a das presilhas, e se senta para a entrevista. "A mulher, aos poucos, está alcançando locais inexplorados [na sociedade]", diz a tenente da Polícia Militar (PM) Lara Carolina Duarte, ela própria uma exploradora. Nesta semana, Lara se tornou a primeira aluna do curso de pilotos da Polícia Militar (PM) de São Paulo. Não apenas quebrou uma histórica predominância masculina no comando dos helicópteros da polícia paulista, mas também passou em primeiro lugar.
terça-feira, 2 de outubro de 2012
Polícia Federal investiga sabotagem em helicóptero do Ibama em MT
Um dos fios do sistema responsável pela potência das hélices foi cortado.
Transporte era usado para identificar áreas desmatadas no norte de MT.
O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) acionou a Polícia Federal para investigar uma suspeita de tentativa de sabotagem no helicóptero que é utilizado para fiscalizar as áreas desmatadas na região norte de Mato Grosso. A fiscalização foi reforçada no estado para conter os crimes ambientais. O helicóptero era usado pelos fiscais do instituto para identificar as áreas desmatadas na região norte de Mato Grosso.
Primeiro helicóptero 100% brasileiro será construído até 2020 no país
Informação foi confirmada durante inauguração de nova ala em Itajubá.
Helibras passa a produzir aeronaves militares com tecnologia francesa.
O primeiro helicóptero com tecnologia 100% brasileira poderá ser construído até 2020 no Brasil. A informação foi dada nesta terça-feira (2) pelo presidente do grupo francês Eurocopter, Lutz Bertling, durante a inauguração do novo hangar da empresa Helibras, em Itajubá. A empresa do Sul de Minas, associada dos franceses, é a única no país capacitada para a produção de helicópteros.
O novo hangar vai abrigar a linha de montagem do helicóptero EC725, destinado ao transporte de tropas militares. Além disso, a empresa também vai aumentar sua participação na produção do AS350 Esquilo, até então o único helicóptero civil produzido no país e que é o mais vendido no mundo.
Novo helicóptero militar da Helibras EC725 encomendado para as Forças Armadas (Foto: Samantha Silva / G1)
"O objetivo é a transferência de tecnologia. Até agora eram apenas projetos para produção parcial, mas agora há essa transferência de know How. Além disso, as máquinas construídas também terão suporte e manutenção no Brasil.", disse Bertling.
Assinar:
Postagens (Atom)