sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Resgate bloqueia Corredor Norte-Sul e suspende pousos em Congonhas


Avenida Washington Luís ficou fechada por mais de uma hora.
Policial militar afastado por problemas psiquiátricos subiu em torre.

O Aeroporto de Congonhas e o Corredor Norte-Sul foram afetados nesta sexta-feira (10) por uma operação de resgate. Por mais de uma hora, um homem esteve no alto de uma torre de sinalização do aeroporto. A estrutura fica sobre uma avenida na Zona Sul, perto da cabeceira da pista.
Entre 17h37 e 19h, Congonhas ficou fechado para pousos. Segundo a Infraero, as aterrissagens voltaram a ser permitidas, mas, no período, ao menos oito pousos foram desviados para aeroportos próximos.

O bloqueio contribuiu para a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrar lentidão acima da média na capital paulista: foram 220 km às 19h. O índice é inferior ao recorde histórico de 295 km, registrado em junho.
Além da operação do aeroporto, o resgate travou o trânsito na Zona Sul. As pistas do Corredor Norte-Sul, que chegaram a ser bloqueadas em ambos os sentidos, foram liberadas pouco depois das 18h30.

Segundo a Infraero, a torre se chama ILS e também é conhecida como Torre de Aproximação. Ela serve de guia e referência para os aviões que pousam no aeroporto. (Foto: Reprodução/TV Globo)Torre fica do lado externo do aeroporto e serve de
guia e referência para os aviões que pousam
em Congonhas. (Foto: Reprodução/TV Globo)
Policial reformado
O homem que subiu na torre por volta das 17h30 é um policial militar que foi afastado do serviço por problemas psiquiátricos, tem três filhos e é casado. Ele só desceu da torre após uma dupla de bombeiros negociar sua retirada da estrutura.

Pouco antes das 18h50, amarrado a equipamentos de segurança, o policial foi retirado e levado para um hospital para exames.
Segundo a Infraero, a torre na qual o homem subiu se chama ILS e também é conhecida como "Torre de Aproximação". Ela serve de guia e referência para os aviões que pousam no local. Ela fica na parte externa do aeroporto.


Pousos desviados
De acordo com a Infraero, Congonhas fechou para pousos às 17h37 e ao menos 11 voos foram alternados para aeroportos da região.

(Para mais informações, consulte página com a situação de cada voo em Congonhas.)
Passageiro tem voo desviado, mas família aguardava para festejar aniversário (Foto: Thiago Reis/G1)Passageiros precisaram esperar dentro
da aeronave (Foto: Thiago Reis/G1)
Os passageiros precisaram de paciência: o voo 1543, da Gol, que saiu do Rio de Janeiro perto das 17h, pousou em Campinas, a cerca de 90 km da capital, onde ficou parado na pista. O administrador Ricardo Alves, de 51 anos, completados justamente neste 10 de agosto, ficou inconformado com a situação. “Estamos parados aqui há mais de duas horas e meia e não aparece ninguém para nos tirar daqui. É um problema muito sério”, reclamou.
Enquanto isso, em São Paulo, a família e amigos o aguardavam em sua residência para festejar o seu aniversário. Mas, com a demora, acabou desmarcando o compromisso. “Já foi cancelada a festa. Vou demorar muito para chegar em São Paulo. Até sair daqui em Campinas e chegar na capital e depois na minha casa vai levar muito tempo”, disse, desconsolado.

Trânsito

O Corredor Norte-Sul, que na região leva o nome de Avenida Washington Luís, ainda sofria reflexos da lentidão mesmo após a liberação do trecho.  Durante o bloqueio, o tráfego no sentido Centro da Avenida Washington Luís,  foi desviado para a Avenida Jornalista Roberto Marinho. Aqueles que seguiam no sentido bairro foram direcionados para a Avenida dos Bandeirantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário