terça-feira, 21 de agosto de 2012
Ambiente detalha medidas restritivas a voos de helicóptero na Zona Sul
segunda-feira, 20 de agosto de 2012
Helicóptero cai na cabeceira de aeroporto em Belo Horizonte
Duas pessoas ficaram gravemente feridas após um helicóptero modelo AS 50 Esquilo cair na cabeceira da pista do Aeroporto Carlos Prates, região Noroeste de Belo Horizonte. O acidente aconteceu na tarde desta segunda-feira (20).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, João Bosco da Cunha sofreu trauma no crânio e suspeita de fratura em uma das pernas, e Edivaldo dos Santos teve fratura na bacia. Eles foram levados para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII.
Com o impacto da aeronave no solo, o helicóptero ficou completamente destruído. As causas do acidente não foram informadas. Pousos e decolagens foram suspensos no aeroporto. Não há informação se a aeronave estava chegando ou saindo do local.
domingo, 19 de agosto de 2012
Helicóptero faz pouso forçado em área de mata na Grande São Paulo
Acidente aconteceu em Itaquaquecetuba.
Segundo a polícia, os três ocupantes estão conscientes.
1 comentário
Helicóptero que caiu em Itaquaquecetuba
(Foto: Reprodução/TV Globo)
(Foto: Reprodução/TV Globo)
Um helicóptero fez um pouso forçado na tarde deste domingo (19) em uma área de mata em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo.
De acordo com informações da sala de imprensa do Corpo de Bombeiros, a aeronave tinha três ocupantes, que estão conscientes.
Seis equipes dos bombeiros foram enviadas ao local. Uma das vítimas foi levada com convulsões para o pronto-socorro de Arujá.
De acordo com informações da sala de imprensa do Corpo de Bombeiros, a aeronave tinha três ocupantes, que estão conscientes.
Seis equipes dos bombeiros foram enviadas ao local. Uma das vítimas foi levada com convulsões para o pronto-socorro de Arujá.
Fonte: G1.com
Queda de avião mata ministro do Sudão e outras 30 pessoas
Aeronave seguia para festival islâmico no país.
Não há detalhes sobre as causas do acidente.
Do G1, com agências internacionais*
O ministro de Orientação Islâmica sudanês, Ghazi al Sadeq, e o líder do partido A Justiça, Meki Ali Balayel, morreram neste domingo (19) após a explosão do avião em que viajavam na província de Cordofão do Sul, de acordo com a a Aviação Civil do país.
O porta-voz da Aviação Civil, Abdel Hafiz Abdel Rahim, disse que 31 pessoas morreram, incluindo a tripulação, mas não tinha mais detalhes sobre suas identidades.
A aeronave, que levava os ocupantes a um festival islâmico, teria se chocado contra montanhas. O avião que transportava os dois políticos junto a outras personalidades ia de Cartum para Taludi, no Cordofão do Sul, quando explodiu por causas desconhecidas até o momento.
Os acidentes com aeronaves não são incomuns no Sudão, já que o país conta com uma frota antiga que figura na lista de companhias aéreas proibidas na União Europeia por violar normas de segurança.
(*) Com informações das agências de notícias Efe, France Presse e Reuters.
Fonte: g1.com
sábado, 18 de agosto de 2012
Comandante da Azul está entre os mortos de acidente aéreo, diz polícia
Duas aeronaves colidiram no ar e caíram em plantação em S. B. D'Oeste.
Outro piloto e despachante de voo foram identificados no IML de Americana.
Do G1 Campinas e Região
Colisão entre dois aviões deixa mortos em Santa Bárbara D'Oeste (Foto: Reprodução EPTV)
O comandante da companhia aérea Azul Araken de Oliveira Salamene está entre os mortos do acidente entre dois aviões de pequeno porte em Santa Bárbara D'Oeste (SP) neste sábado (18), de acordo com o delegado responsável pelo caso, Rômulo Gobbi. Segundo a Polícia Civil, ele tinha 52 anos, morava em Campinas (SP) e pilotava o avião particular dele, um Embraer 771, que colidiu no ar com outro monomotor do mesmo modelo. Os dois aviões caíram em uma área de plantação e explodiram. Quatro pessoas morreram no acidente.
De acordo com a polícia, além de Salamene, estão entre as vítimas o piloto Cassiano Ricardo Callegaris, de 41 anos, também de Campinas, e o despachante de voo Voninho Souza Aguiar, de 33 anos, morador de Sumaré (SP). O corpo da quarta vítima está no Instituto Médico Legal de Americana (SP) para identificação. De acordo com o delegado de Santa Bárbara D'Oeste, Rômulo Gobbi, a suspeita é que ela seja o sobrinho do comandante da Azul.
Milestone Aviation Group assina contrato de outros 19 helicópteros Sikorsky S-92
O Milestone Aviation Group, líder global de lease de helicópteros, anunciou hoje que assinou um contrato de compra de outros 19 helicópteros Sikorsky S-92(R). Estas aeronaves são além das três aeronaves S-92 que a Milestone comprou da Sikorsky em fevereiro de 2012. As duas primeiras aeronaves devem ser entregues no final de 2012 e a última aeronave deve ser entregue em 2016. O pedido de 22 aeronaves está avaliado em US$ 682 milhões pelo preço de lista.
“Esta aquisição é o maior pedido de helicópteros da Milestone até hoje é estamos contentes de fazer uma parceria com a Sikorsky novamente”, disse Richar Santulli, Chairman da Milestone. “O S-92 rapidamente se estabeleceu como o principal helicóptero do mundo para vários tipos de missão, inclusive petróleo e gás offshore e busca e resgate. Temos um grande relacionamento com a Sikorsky e com a oferta de financiamento de 100% do lease operacional desta aeronave, podemos ajudar o seu lançamento em um mercado maior de operadoras de alta qualidade de todo o mundo”.
A nova aeronave terá várias funções para as operadoras em todo o mundo, como o de transporte de trabalhadores para plataformas offshore de petróleo e de gás, ambulância aérea, busca e resgate, e defesa civil. O ambiente offshore de petróleo e de gás atualmente é a maior área de oportunidade para helicópteros pesados de missão crítica, e quase 88% das aeronaves da Milestone estão em operação em serviços de campo de petróleo, e outros a serviço de busca e resgate. Pesquisa da indústria indica que esta tendência deve continuar durante muitos anos.
Colisão no ar entre dois aviões deixa mortos em Santa Bárbara D'Oeste, SP
Quatro corpos foram encontrados carbonizados em área de plantação.
Aeronaves bateram na manhã deste sábado às margens da Bandeirantes.
Destroços de avião em Santa Bárbara D'Oeste, SP (Foto: Divulgação / Grupamento Aéreo da PM)
Quatro pessoas morreram em um acidente entre dois aviões de pequeno porte em Santa Bárbara D'Oeste (SP) na manhã deste sábado (18). De acordo com o serviço municipal de ambulância e a Polícia Militar (PM), os corpos estavam carbonizados em uma área de plantação às margens da Rodovia dos Bandeirantes. Após a colisão, houve uma explosão e cinco viaturas do Corpo de Bombeiros trabalharam para apagar o fogo. O local é de difícil acesso, de acordo com a polícia.
As aeronaves partiram de Campinas (SP) e tinham como destino o condomínio aeronáutico Fazenda Bonanza, em Santo de Pirapora, na região de Sorocaba (SP), de acordo com o administrador regional do Aeroporto Campo dos Amarais, Tadeu Oliveira. Ainda não há informações sobre a identidade das vítimas. Peritos da Polícia Civil e do Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) estiveram na área, mas não passaram informações sobre o ocorrido.
Pesquisas com biocombustíveis na aviação serão debatidas em Simpósio na Embrapa
No Brasil e no exterior, instituições públicas e privadas estão empenhadas em substituir combustíveis fósseis pelos biocombustíveis, com o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeitos estufa. Mas a preocupação não se restringe aos veículos circulando sobre rodas por estradas e rodovias. O transporte aéreo mundial é responsável por cerca de 2% dos gases de efeito estufa liberados na atmosfera. Por isso, o setor de aviação também está investindo em combustíveis obtidos a partir de fontes renováveis.
Para discutir o estágio atual e as necessidades de avanços nas pesquisas, a Embrapa Agroenergia promove o Simpósio Nacional de Biocombustíveis de Aviação (SNBA), de 13 (tarde) a 14 de setembro, em Brasília/DF, no auditório da Embrapa Estudos e Capacitação. No evento, serão discutidos os desafios técnicos-científicos e as oportunidades para o desenvolvimento dos biocombustíveis para este meio de transporte e, com isso, definir o foco de atuação das pesquisas da Embrapa nessa área. A iniciativa conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O Simpósio faz parte da Conferência sobre Biocombustíveis Sustentáveis de Aviação no Brasil, que acontece em Brasília, de 11 a 14 de setembro, na Embrapa. Com objetivo de discutir os aspectos regulatórios e incentivos para o setor, a Conferência é promovida por uma parceria entre Boeing, Embraer, Fapesp e Embrapa.
Após viajar de `carona´ em jatinho, Neymar tenta comprar helicóptero financiado em banco
Atacante “voltou às alturas” no futebol após brilhar na vitória do Santos diante do Figueirense
Por Samir Carvalho
O atacante Neymar “voltou às alturas” no futebol após brilhar na vitória do Santos diante do Figueirense. E o craque pretende continuar voando também fora dos campos. Após deixar a Suécia de jatinho na última quarta-feira e viajar 14 horas para defender a equipe santista no dia seguinte, o UOL Esporte apurou que o jogador e seu staff estão interessados na compra de um helicóptero, que facilitará o atleta em cumprir seus diversos compromissos comerciais.
O staff do atleta já consultou um banco, pois não pretende fazer a compra à vista, e estuda financiar o helicóptero.
O atleta e seus representantes ficaram seduzidos pelo jatinho que o trouxe ao Brasil nesta semana, porém, não estão dispostos a gastar milhões na compra do avião. “Esse jatinho ainda é muito para o bolso dele”, disse uma pessoa ligada ao staff do craque.
O staff do atleta já consultou um banco, pois não pretende fazer a compra à vista, e estuda financiar o helicóptero.
O atleta e seus representantes ficaram seduzidos pelo jatinho que o trouxe ao Brasil nesta semana, porém, não estão dispostos a gastar milhões na compra do avião. “Esse jatinho ainda é muito para o bolso dele”, disse uma pessoa ligada ao staff do craque.
Como será o design dos helicópteros do futuro?
Eles surgiram como a grande solução para o transporte aéreo, mas barulho excessivo, falta de conforto para passageiros e alto consumo de combustível parecem tê-los parado no ar e no tempo.LCTR, o projeto de "ônibus voador" da NASA. (Fonte da imagem: Reprodução/NASA
Os helicópteros foram apresentados de verdade para o mundo na década de 1950 e surgiram como o meio de transporte do futuro. Ágeis e relativamente pequenos, eles seriam a solução para burlar o trânsito cada vez maior das grandes metrópoles, algo imaginado no passado e que se tornou o presente de muitas cidades brasileiras.
Os helicópteros foram apresentados de verdade para o mundo na década de 1950 e surgiram como o meio de transporte do futuro. Ágeis e relativamente pequenos, eles seriam a solução para burlar o trânsito cada vez maior das grandes metrópoles, algo imaginado no passado e que se tornou o presente de muitas cidades brasileiras.
Aéreas querem PPPs nos aeroportos
Elas acreditam que, assim, as tarifas aeroportuárias podem ser menores
Aeronaves da TAM no em Congonhas. Aéreas querem PPPs para aeroportos (Evelson de Freitas/Agência Estado/Exame)
Dilma Rousseff solicitou à Secretaria de Aviação Civil (SAC) um modelo alternativo com regras mais rígidas para as novas concessões de aeroporto
As companhias aéreas esperam que o pacote de investimentos em aeroportos que será anunciado pelo governo seja feito por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs), e não concessões. Elas acreditam que, assim, as tarifas aeroportuárias podem ser menores. Na PPP, a participação do governo no projeto é maior.
"Isso provavelmente faria com que as tarifas aeroportuárias cobradas fossem mais baixas do que nos aeroportos repassados ao setor privado por meio de concessão", afirmou o presidente de uma companhia aérea, que preferiu não se identificar. "O setor torce para que o governo escolha o modelo de PPPs."
Cumbica terá hotel, shopping e monotrilho entre os terminais
O novo terminal do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), terá hotel, terminal de ônibus e uma espécie de shopping exclusivo para passageiros.
Aeroporto de Guarulhos ampliará estacionamento e irá barrar pedintes
O terminal 3, com capacidade para 12 milhões de pessoas/ano, não saiu do chão. Por exigência do governo federal, que o concedeu à iniciativa privada, tem de ser estar pronto até a Copa-2014.
A fundação começa nas próximas semanas; o prédio inteiro acaba em março de 2014, segundo a Concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A., que ontem oficialmente passou a fazer parte da administração de Cumbica, com a Infraero. Em fevereiro, a estatal deixará a gestão e a concessionária assume sozinha.
O novo terminal será só para os voos internacionais.
sexta-feira, 10 de agosto de 2012
Resgate bloqueia Corredor Norte-Sul e suspende pousos em Congonhas
Avenida Washington Luís ficou fechada por mais de uma hora.
Policial militar afastado por problemas psiquiátricos subiu em torre.
O Aeroporto de Congonhas e o Corredor Norte-Sul foram afetados nesta sexta-feira (10) por uma operação de resgate. Por mais de uma hora, um homem esteve no alto de uma torre de sinalização do aeroporto. A estrutura fica sobre uma avenida na Zona Sul, perto da cabeceira da pista.
Entre 17h37 e 19h, Congonhas ficou fechado para pousos. Segundo a Infraero, as aterrissagens voltaram a ser permitidas, mas, no período, ao menos oito pousos foram desviados para aeroportos próximos.
O bloqueio contribuiu para a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrar lentidão acima da média na capital paulista: foram 220 km às 19h. O índice é inferior ao recorde histórico de 295 km, registrado em junho.Além da operação do aeroporto, o resgate travou o trânsito na Zona Sul. As pistas do Corredor Norte-Sul, que chegaram a ser bloqueadas em ambos os sentidos, foram liberadas pouco depois das 18h30.
Torre fica do lado externo do aeroporto e serve de
guia e referência para os aviões que pousam
em Congonhas. (Foto: Reprodução/TV Globo)
guia e referência para os aviões que pousam
em Congonhas. (Foto: Reprodução/TV Globo)
Policial reformado
O homem que subiu na torre por volta das 17h30 é um policial militar que foi afastado do serviço por problemas psiquiátricos, tem três filhos e é casado. Ele só desceu da torre após uma dupla de bombeiros negociar sua retirada da estrutura.
Pouco antes das 18h50, amarrado a equipamentos de segurança, o policial foi retirado e levado para um hospital para exames.
O homem que subiu na torre por volta das 17h30 é um policial militar que foi afastado do serviço por problemas psiquiátricos, tem três filhos e é casado. Ele só desceu da torre após uma dupla de bombeiros negociar sua retirada da estrutura.
Pouco antes das 18h50, amarrado a equipamentos de segurança, o policial foi retirado e levado para um hospital para exames.
Segundo a Infraero, a torre na qual o homem subiu se chama ILS e também é conhecida como "Torre de Aproximação". Ela serve de guia e referência para os aviões que pousam no local. Ela fica na parte externa do aeroporto.
quarta-feira, 8 de agosto de 2012
Cruzeiro do Sul vai leiloar três helicópteros para reduzir dívida
- Helicóptero EC145 que está sendo leiloado pelo Banco Cruzeiro do Sul por R$ 16,1 milhões
Três helicópteros avaliados em mais de R$ 35 milhões estão sendo leiloados pelo banco Cruzeiro do Sul, que em junho teve uma intervenção decretada pelo Banco Central (BC).
HELICÓPTERO CAI EM PORTO SEGURO COM 6 PESSOAS A BORDO
Um helicóptero, modelo esquilo, caiu na tarde desta quarta-feira (08) no Alto do Mundaí, orla norte de Porto Seguro.
Uma rajada de ventos teria derrubado a aeronave que tinha acabado de decolar,“Um vento muito forte na calda jogou a aeronave para o solo, infelizmente o impacto foi inevitável”, informou o piloto Ruan Oliveira Santana, 31 anos.
A bordo da aeronave estava, Rogério Andrade 47 anos, Raissa Aguiar 19 e mais três menores. Com a queda ninguém ficou ferido, “as crianças estavam muito assustadas, mas graças a Deus não tiveram nenhum arranhão”, informou uma moradora vizinha ao terreno onde a aeronave caiu.
segunda-feira, 6 de agosto de 2012
Maior avião da Força Aérea americana pousa em Cabo Frio, RJ
Cargueiro trouxe dois helicópteros que serão usados pela Marinha do Brasil.
Aeronave tem 53 metros de comprimento e carrega até 76 toneladas.
Um gigante da Força Aérea americana pousou na segunda-feira (30) no Aeroporto de Cabo Frio, na Região dos Lagos. O avião cargueiro trouxe dois helicópteros, comprados pelo Brasil, que serão usados pela Marinha, segundo o Bom Dia Rio desta terça-feira (31).
Com 53 metros de comprimento, o avião cargueiro modelo C-17 pode alcançar 833 km/h e tem capacidade para transportar 76 toneladas de carga. A aeronave saiu dos Estados Unidos, fez escala em Brasília e pousou na Região dos Lagos pela manhã.
Poucas pessoas estavam autorizadas a chegar perto, entrar na aeronave e fazer fotos. Os dois helicópteros que serão usados pela Marinha ainda vão permanecer no Aeroporto de Cabo Frio por pelo menos mais dois dias.
Aeronave identifica submarinos
Depois de concluída a montagem dos helicópteros, eles serão levados para a Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia. As aeronaves que chegaram semiprontas têm avançado sistema eletrônico. Durante os voos são capazes de identificar submarinos e passar informações em tempo real aos navios que operam simultaneamente com os helicópteros.
Depois de concluída a montagem dos helicópteros, eles serão levados para a Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia. As aeronaves que chegaram semiprontas têm avançado sistema eletrônico. Durante os voos são capazes de identificar submarinos e passar informações em tempo real aos navios que operam simultaneamente com os helicópteros.
“Esse avião é talvez o maior do mundo Ele trouxe dois helicópteros de dimensões enormes, usados para capturas, buscas no mar, salvamentos. É um monstro trazendo dois monstros da indústria aeronáutica mundial”, disse o diretor do aeroporto, Pedro Orsini.
O avião cargueiro partiu para Brasília na tarde de segunda-feira.
Helicóptero Faz Pouso de Emergência em Cima de Colchões - San Antonio, Texas - USA
Um helicóptero aeromédico, com a metade de seu trem de pouso faltando, realizou um pouso suave em cima de três colchões, durante um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de San Antonio, Texas, para onde a aeronave foi desviada, após ter atingido uma torre de celular na madrugada de domingo (06/08/12).
Por volta de 03h30, um helicóptero da PHI Air Medical do hospital St Joseph, transportando um paciente e três membros da tripulação atingiu uma torre de celular, perto da rodovia Interstate 35 e Binz-Engleman Road, danificando um de seus esquis, disse o porta-voz da PHI Brad Deutser.
"Os esquis dão o equilíbrio para pousar em dois pontos," disse Deutser.
De acordo com a polícia de San Antonio, o impacto ocorreu próximo ao destino do helicóptero, o San Antonio Militar Medical Center. A aeronave foi direcionada para o aeroporto, onde os bombeiros de San Antonio, sob a direção do Capitão Kevin Campbell foram incumbidos de auxiliar o pouso do helicóptero danificado.
Por volta de 03h30, um helicóptero da PHI Air Medical do hospital St Joseph, transportando um paciente e três membros da tripulação atingiu uma torre de celular, perto da rodovia Interstate 35 e Binz-Engleman Road, danificando um de seus esquis, disse o porta-voz da PHI Brad Deutser.
"Os esquis dão o equilíbrio para pousar em dois pontos," disse Deutser.
De acordo com a polícia de San Antonio, o impacto ocorreu próximo ao destino do helicóptero, o San Antonio Militar Medical Center. A aeronave foi direcionada para o aeroporto, onde os bombeiros de San Antonio, sob a direção do Capitão Kevin Campbell foram incumbidos de auxiliar o pouso do helicóptero danificado.
Campbell disse que o piloto, comunicando-se através da torre de controle do aeroporto, perguntou se os bombeiros não teriam alguma coisa para colocar sob o helicóptero para que ele pudesse pousar.
"Ele sabia que se ele pousasse, ele poderia quebrar ", disse Campbell. "Ele sugeriu colchões, e eu disse ao Engine 23 para pegar três ou quatro colchões do dormitório. Também trouxemos pesos da nossa sala de musculação para manter os colchões presos ao solo. "
Campbell disse que a aeronave pairou por um curto período de tempo sobre o espaço entre duas pistas de taxiamento, mas o piloto estava preocupado que ele ia ficar sem combustível.
"Foi um curto período de tensão", disse Campbell, "mas nós empilhamos os colchões e colocamos 4 pesos de 45 libras cada e ele pousou em cima. Funcionou muito bem. "
Deutser disse que todas as quatro pessoas a bordo do helicóptero - um paciente e três tripulantes que viajam de Bryan para o San Antonio Military Medical Center - ficaram ilesos no desembarque. Um helicóptero da Airlife então levou o paciente e um paramédico do voo da aeronave PHI para o SAMMC, completando a missão.
"Foi uma ação extraordinária, houve um grande foco e grande habilidade por parte da tripulação, bem como pessoal de terra, para garantir um pouso seguro", disse Deutser. "Algumas pessoas realmente talentosas fizeram isso acontecer."
"Ele sabia que se ele pousasse, ele poderia quebrar ", disse Campbell. "Ele sugeriu colchões, e eu disse ao Engine 23 para pegar três ou quatro colchões do dormitório. Também trouxemos pesos da nossa sala de musculação para manter os colchões presos ao solo. "
Campbell disse que a aeronave pairou por um curto período de tempo sobre o espaço entre duas pistas de taxiamento, mas o piloto estava preocupado que ele ia ficar sem combustível.
"Foi um curto período de tensão", disse Campbell, "mas nós empilhamos os colchões e colocamos 4 pesos de 45 libras cada e ele pousou em cima. Funcionou muito bem. "
Deutser disse que todas as quatro pessoas a bordo do helicóptero - um paciente e três tripulantes que viajam de Bryan para o San Antonio Military Medical Center - ficaram ilesos no desembarque. Um helicóptero da Airlife então levou o paciente e um paramédico do voo da aeronave PHI para o SAMMC, completando a missão.
"Foi uma ação extraordinária, houve um grande foco e grande habilidade por parte da tripulação, bem como pessoal de terra, para garantir um pouso seguro", disse Deutser. "Algumas pessoas realmente talentosas fizeram isso acontecer."
O porta-voz da Federal Aviation Administration, Lynn Lunsford, disse que usar colchões no pouso de emergência é "o que você chamaria de pensamento rápido." A FAA está agora investigando o que causou o acidente, disse ele, acrescentando que a investigação irá determinar se a torre de celular tinha iluminação adequada e qual a altitude a que o helicóptero estava viajando.
A aeronave, um Bell 407 de propriedade da PHI, está permanentemente baseado no Centro de Saúde Regional St. Joseph. De acordo com um comunicado da imprensa, as duas entidades firmara uma parceria no ano passado para o transporte aéreo médico.
"Há muito que não sabemos", disse Deutser ", mas não houve feridos, e essa é a parte mais importante."
Campbell disse que nunca tinha ouvido falar do uso de colchões na aterrissagem de um helicóptero em emergência.
"Isso era tudo que tínhamos, e ficamos contentes que funcionou", disse ele. "Mas não, eu não penso que eu queira fazer isso de novo."
A aeronave, um Bell 407 de propriedade da PHI, está permanentemente baseado no Centro de Saúde Regional St. Joseph. De acordo com um comunicado da imprensa, as duas entidades firmara uma parceria no ano passado para o transporte aéreo médico.
"Há muito que não sabemos", disse Deutser ", mas não houve feridos, e essa é a parte mais importante."
Campbell disse que nunca tinha ouvido falar do uso de colchões na aterrissagem de um helicóptero em emergência.
"Isso era tudo que tínhamos, e ficamos contentes que funcionou", disse ele. "Mas não, eu não penso que eu queira fazer isso de novo."
Tradução: W.Pimenta - DOA/DPRF
domingo, 5 de agosto de 2012
Polícia investiga helicóptero que espantou aves de ninhal em MS
Caso ocorreu no Buraco das Araras, em Jardim, sudeste do estado.
Proprietário lamenta incidente porque atrapalha povoamento das aves.
Um dos proprietários do local fotografou helicóptero
durante sobrevoo (Foto: Bergson Romero Sampaio)
A Polícia Civil investiga o caso de um helicóptero que espantou dezenas de aves durante voo no Buraco das Araras, em Jardim, a 239 km de Campo Grande, nessa sexta-feira (3). O local é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) desde 2007 e tem 29 hectares de área protegida.
Segundo a Polícia Civil, 20 turistas faziam um passeio ecológico pela reserva quando o helicóptero começou a sobrevoar a área a aproximadamente 100 metros do solo. A aeronave permaneceu na região durante 30 minutos e o barulho do motor espantou as aves, que têm ninhos no local e estão no período de reprodução.
O proprietário da RPPN, Rooswelt Romero Sampaio, 39 anos, registrou boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil de Jardim. Ele afirmou ao G1 que lamenta o incidente, pois isso atrapalha o trabalho de povoamento de aves no local.
O caso foi registrado como abuso na prática da aviação. O suspeito é um turista que estaria hospedado em um hotel de Bonito, a 300 km de Campo Grande. Segundo a Polícia Civil, ele ainda não foi intimado a prestar depoimento“O pessoal fazia sinal para sair, mas ele ficou durante meia hora parado e fazendo rasante. As aves esparramaram, saindo para todos os lados. Algumas voltaram, mas vai levar um tempo para voltar ao normal, porque elas estão assustadas”, disse Sampaio. No local, vivem cerca de 120 espécies de aves, sendo a arara-vermelha a principal, de acordo com o proprietário.
.
Assinar:
Postagens (Atom)