quarta-feira, 6 de junho de 2012

Helicóptero cai durante voo de teste em Macaé


Representantes da Infraero e Sindipetro-NF estão no localUm helicóptero fez pouso forçado no ínicio da noite de hoje, por volta das 19h20 no Aeroporto de Macaé. A aeronave pertence a empresa Omni Taxí Aéreo que presta serviço a Petrobras. O piloto e copiloto que estavam na aeronave não sofreram ferimentos graves. Também segundo as primeiras informações a aeronave teve perda total com o pouso forçado que fez na pista. O Corpo de Bombeiros está se dirigindo até o local. Segundo Vitor Carvalho, presidente do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF), que estava no aeroporto o helicóptero fazia teste para prestar serviço a Petrobras. “O helicóptero é novo já havia pousado, estava apenas taxiando na pista quando ele adernou. Esta entre a pista em um pátio de estacionamento de aeronaves, quase em frente ao hangar da empresa”, disse.
De acordo com o presidente o piloto não teve nenhum ferimento já o co-piloto sofreu fratura em um dos braços, mas esta fora de perigo.
Representantes do Sindipetro e da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) estão no local para tentar descobrir o que causou o acidente.


Fonte: http://jornadaportal.webnode.com.br/news/acidente-com-helicoptero-no-aeroporto-de-macae-e-deixa-ferido/

sábado, 2 de junho de 2012

Criador da Embraer ganha biografia


 “Espero que essa molecada possa ler este livro e ver que o brasileiro não pode ter medo de fazer coisas grandes”, disse o engenheiro Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo
“Espero que essa molecada possa ler este livro e ver que o brasileiro não pode ter medo de fazer coisas grandes”, disse o engenheiro MÁRCIA FOLETTO / AGÊNCIA O GLOBO
RIO — Foi lançado na no Clube da Aeronáutica, no Rio, na quarta-feira, a mais recente biografia de Ozires Silva, o engenheiro que foi o criador da Embraer, ministro e presidente da Petrobras. A obra “Ozires Silva: um líder da inovação”, de Décio Fischetti (Bizz, 278 páginas, R$ 40), conta bastidores da carreira de Ozires, atualmente reitor da Unimonte.
O engenheiro disse que sua história na criação da terceira maior empresa aérea do mundo pode ser útil: — Espero que essa molecada possa ler este livro e ver que o brasileiro não pode ter medo de fazer coisas grandes.
Fonte: globo.com

Avião cai na Zona Norte de SP, diz Aeronáutica


Bombeiros informam que piloto morreu na queda da aeronave neste sábado.
Aeronáutica vai apurar causas do acidente.

Um avião caiu na manhã deste sábado (2) na região de Parada de Taipas, na Zona Norte de São Paulo. A informação é da assessoria de comunicação da Aeronáutica em Brasília. De acordo com a assessoria de imprensa da instituição, o Salvaero de Curitiba (PR), órgão que gerencia o tráfego aéreo e  quedas e sumiços de aeronaves, informou que o avião, com o prefixo PT-KRF, decolou do Campo de Marte, também na Zona Norte da capital paulista, e caiu por volta das 10h45.
De acordo com o Twitter do Corpo de Bombeiros, o piloto da aeronave morreu na queda. Segundo eles, era o único ocupante da aeronave. A corporação também havia informado por telefone e postado oficialmente na rede social que a aeronave era um helicóptero que tinha feito pouso forçado por volta das 10h46. Também havia dito que haviam duas vítimas no local que seriam socorridas. O G1 não conseguiu localizar os bombeiros, posteriormente para confirmar as informações.
Segundo a Aeronáutica, equipes da instituição vão apurar as causas da queda. Sete equipes dos Bombeiros e um helicóptero da Polícia Militar foram ao local da queda, na Estrada José Lopes.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Gol anuncia demissão de 190 tripulantes


Em abril, empresa já cortara executivos e funcionários. 
Decisão visa adequação à 'nova realidade do mercado', diz empresa.

A Gol anunciou nesta sexta-feira (1º) a demissão de 190 tripulantes. Segundo comunicado da empresa, os desligamentos de funcionários ocorrem "dando continuidade ao seu processo de adequação à nova realidade do mercado, para manter seu plano de negócios disciplinado e a sustentabilidade de sua operação".
A companhia não esclareceu quantos desses 190 tripulantes demitidos são pilotos, copilotos ou comissários de bordo. Ainda conforme o comunicado, a Gol "está em constante diálogo com o Sindicato Nacional dos Aeronautas".
A entidade representativa de pilotos, copilotos e comissários já esperava a nova rodada de demissões. "Várias turmas de comissários estão com suas escalas sem voos. Esse número gira em torno de 150. Então, as pessoas já estão imaginando quem são os possíveis demissionários", disse o secretário-geral do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Sergio Dias.
Sequência de cortes
Em abril, a companhia aérea havia anunciado a redução de sua estrutura administrativa, eliminando uma vice-presidência (de Clientes e Mercado) e quatro posições de diretoria. Também foram suprimidas 26 posições de gerências média e sênior. Ao todo, foram eliminados 31 cargos.
Na ocasião, a companhia justificou a decisão "em função de suas iniciativas de adequação à nova capacidade operacional e ao ambiente macroeconômico".
No início de abril, 131 funcionários da empresa já haviam sido demitidos. A empresa informou que, além desses, outros 28 tripulantes aderiram ao programa de demissão voluntária oferecido pela empresa e 46 pediram licença não remunerada. Com isso, os desligamentos chegaram a 205 trabalhadores.